Jornal de Campanha: Crie o Seu

Olá a todos,

Como estou verificando meus arquivos pessoais atrás de algumas informações de jogo do Legião, acabei achando esse rascunho de texto para o meu finado blog Pop Dice. Como se trata de uma dica legal para os mestres e futuros mestres do Legião, tomo a liberdade de disponibilizar abaixo! Espero que gostem!


Desde o ano de 2005 até meados deste ano, mantive uma campanha com jogos semanais junto a 8 jogadores.

O problema é que durante a semana, sempre que tínhamos algum imprevisto ficava ruim nos comunicarmos e quase sempre não tínhamos tempo de discutir assuntos correlatos, como aprofundar aquele PDM, reforçar os avisos e tudo mais. Naquela época tive uma idéia, cadastrar todos os jogadores e criar um grupo de email para que todos pudessem se comunicar com todos.

Aí apareceu o maior problema. Dos 8 jogadores da campanha apenas 2 tinham acesso a internet diariamente e outros 3 nem sequer durante o final de semana.

Como conversar, avisar, modificar horários, e etc se nem todo mundo tinha internet e celular? Foi aí que li em algum lugar (que hoje não me recordo de onde?), sobre os jornais de campanha, verdadeiros informativos, simples, curtos e que tivesse como objetivo avisar e ajudar a reforçar informações e desenvolver alguns temas que ficaram “soltos” durantes as seções.

Sentei na frente do computador e com algumas horas de desenvolvimento e pesquisa nasceu a “GAZETA DE RY’ANON”.

Entre meus jogadores foi sucesso absoluto! No final de cada sessão, cada um recebia uma folha impressa com um exemplar da Gazeta. Servia como diário de campanha, edital de comunicação entre todos os jogadores e principalmente para avançar a história e reforçar os pontos que foram mais importantes durante as sessões.

Então, aproveito este post para além de dar algumas dicas sobre a construção do seu proprio jornal, vou mostrar um exemplar de um dos meus. É lógico que as seções podem variar de jornal para jornal e também de edição para edição. O que você tem de ter em mente é que esta deve ser uma ferramenta flexível de apoio.

Dicas Gerais sobre jornais de Campanha

  • O Principal sobre jornais de campanha é que eles devem ser curtos. Você deve usá-lo com complemento e nunca como intrumento. Use para adicionar características a algumas situações, ampliar o interesse sobre alguns PDMs e aproveitar para descrever com antecedência alguns lugares de interesse. Mesmo que você nunca tenha ido para a Bahia por exemplo, você é capaz de elencar e dizer algumas coisas sobre o pelourinho. O mesmo deve ser feito pelo jornal. Mesmo sem nunca ter colocado os pés na capital do Reino, qualquer plebeu é capaz de dizer alguma coisa sobre a cidade, e é justamente este tipo de conhecimento que você pode “emular” com dewcrições simplificadas de locais onde estão ou irão se passar algumas cenas de sua história.
  • Nunca entregue aos jogadores no dia ou momentos antes da sessão. Jornais são para fazer a ponte entre aventuras. Se você só entregar para seus jogadores na hora da nova aventura ele perderá metade do valor. Além disso há o problema do atraso. Todos irão ler, fazer piadas, puxar assuntos sobre alguma matéria do jornal e isso atrapalhará de alguma forma a sessão que estava pra começar.
  • Jornais educam! Caso o interesse dos jogadores pelo seu jornal de campanha não seja o esperado, começe a “educar” seus jogadores na leitura. Use elementos descritos lá, premie de certa forma aqueles que leram o jornal. Nunca de forma direta, mas de sorma induzida. Por exemplo. Monte uma situação em que a resolução esteja no jornal. A resposta de um grande enigma, a localização de um rio onde se esconde o Druida e etc.

O que colocar no seu jornal?

Várias seções podem enriquecer seu jornal. No meu eu usava uma estrutura fixa, com 6 sessões e algumas outras variáveis que entravam na “pauta” sempre que necessário.

  • Lista de jogadores, personagens, nível, classe, raça e porque não, o telefone/email dos jogadores.
  • Resumo de acontecimento, relatando brevemente o que aconteceu nas últimas sessões de importante.
  • PDMs, pode ser descrevendo os que os jogadores já conhecem, ou apenas descrevendo os que são importantes ou os que eles ainda irão conhecer.
  • “Guia de Viagem”, com a descrições dos locais mais interessantes que os personagens irão conhecer ou outros pontos de destaque de importância no futuro próximo.
  • “Continua no próximo capítulo”. É isso mesmo! Uma espécie de “aguarde e verás”. Pode ser escrito em tópicos ou num breve parágrafo para aguçar a curiosidade dos seus jogadores. Exercite aqui a arte do gancho! Se você terminar sua sessão e complementar com alguma informação neste espaço, vai conseguir atrair ainda mais a atenção dos seus jogadores para o jornal.
  • Avisos! Um painel simples de avisos. O dinheiro da coca-cola, mudança no número de telefone ou email, o horário da próxima sessão ou até mesmo a lembrança de atualizar seus personagens nos níveis recém adquiridos.

Exemplo de Jornal de Campanha

Para terminar este artigo, estou anexando aqui um exemplo de um dos jornail da minha própria Campanha, a “GAZETA DE RY’ANON” que circulou na minha mesa de jogo por mais de 2 anos completos!

Aproveito tb para anexar o arquivo do word para que você possa baixar uma versão editável do jornal e adaptar para a sua própria mesa.