Monstros do Old Dragon no Space Dragon!

O Space Dragon conta com quase 60 alienígenas no Livro de Regras, desde homenzinhos verdes e zorks até dragões e monstros feitos de lava ou de eletricidade. É um grande número de aliens, e a diversidade de tipos garante que sempre vai haver um inimigo diferente para que os espaçonautas enfrentem.

E se considerarmos que eles têm o universo inteiro para explorar, esse número é basicamente infinito! Seria bom se tivéssemos um número infinito de alienígenas e monstros em geral, mas isso é praticamente impossível, salvo no âmbito da imaginação e criatividade de mestres e jogadores. Mas há uma maneira de aumentar o número de inimigos em mais de 400%, e se chama Bestiário do Old Dragon!

Jogadores de Space e Old Dragon com certeza já devem ter se perguntado sobre a compatibilidade entre ambos (e se ainda não fizeram, deveriam ler este artigo), e outros mais devem até ter percebido que, em questão de monstros e alienígenas, não há quase alteração nenhuma a ser feita em suas estatísticas de jogo. Mas esta matéria tem a intenção de sanar as dúvidas que podem surgir no uso de monstros do Old Dragon em campanhas de Space Dragon: como ficam as magias? Existem diabos e demônios? E mortos-vivos, como explicar a aparição deles? Tudo isso é resolvido com as dicas abaixo. Embora cubram uma vasta gama de possibilidades, quaisquer detalhes não cobertos por elas ficam submetidos ao julgamento do mestre.

Quaisquer monstros “emprestados” do Old Dragon têm o sufixo “do Espaço Sideral” adicionado ao seu nome. Desta forma podemos ter um “Fungo Pigmeu do Espaço Sideral”. Opcionalmente, para os mais habituados à língua inglesa, o nome e sufixo podem ser traduzidos para este idioma, gerando incríveis inimigos como os “Pygmy Fungi from Outer Space”!

Orc ou Zork? Arte por David Lucena.

Orc ou Zork? Arte por David Lucena.

Habitat

Todas as criaturas mantêm seus habitats conforme indicados para as regras do Old Dragon, mas em geral habitam planetas ainda inexplorados ou pouco visitados. Não raramente são a única espécie do mundo, ou pelo menos dominam as demais.

Prêmios

Quaisquer tesouro em peças de ouro é ignorado, e os itens mágicos são convertidos na mesma quantidade de aparatos tecnológicos. A natureza defensiva, ofensiva ou utilitária dos aparatos depende do mestre.

Movimento

Considere que as criaturas mantêm sua movimentação em seus planetas de origem, mas devem alterar este valor para se adequar a ambientes com gravidade inferior ou superior de acordo com as regras do Space Dragon.

Moral

Não há necessidade de alteração numérica, bastando efetuar testes de moral com 2d6 como no Old Dragon em detrimento de uma rolagem percentual.

Coeficiente de Proteção

Não há diferença com relação à Classe de Armadura, apenas a nomenclatura. De acordo com a situação criaturas que utilizem armaduras típicas de fantasia medieval podem não ter este tipo de proteção, perdendo seu bônus no CP, ou utilizar alguma veste espacial de proteção equivalente.

Pontos de Vida

Em Space Dragon o bônus de Constituição é aplicado apenas uma vez e não a cada DV. Deste modo um Escorpião Gigante que originalmente tem DV 7 (49/70) perde o bônus de Constituição 15 (+2) a cada DV, resultando em DV 7 (35/56). Por fim o bônus de Constituição é aplicado, chegando ao total final de 37/58 PV. Para um estilo de aventura heroica que emula o clima das histórias pulp é recomendado o uso da média de PV para os alienígenas, ou mesmo uma quantia abaixo desta.

Resistência à Magia

Toda RM torna-se Resistência Mental para a criatura. Isso faz com que a criatura possa ser alvo de poderes mentais mesmo que não seja humanoide ou totalmente inteligente.

Adicionalmente, qualquer criatura viva inteligente pode ser alvo de poderes mentais. Por não serem exatamente humanas, considera-se o dobro de seu valor de Inteligência como sendo seu valor de RM. Monstros que já possuam resistência à magia originalmente utilizam o maior valor entre os dois.

Criaturas que possam conjurar magias como um mago passam a poder realizar poderes mentais ao invés disso. Estas criaturas também podem ser alvo de poderes mentais e seus valores de RM devem ser calculados como explicado acima. Sendo assim um Abolete do Espaço Sideral equivale a um mentálico de 7º nível – pois originalmente conjura magias como um mago deste nível – e possui RM de 50% (Inteligência 25).

Diabos e demônios são considerados criaturas extradimensionais, devendo ser utilizados com cautela. Acredita-se que sirvam a criaturas malignas cuja compreensão está muito além da capacidade mental humana e podem ser trazidos a este plano de existência através de fendas espaço-temporais e buracos de minhoca.

Criaturas que podem conjurar magias como clérigos mantém esses poderes como uma forma de ciência estranha tão avançada que é indistinguível de magia. As magias funcionam sem a necessidade da existência de divindades no universo de jogo.

Mortos-vivos podem existir, a critério do mestre. Estes geralmente serão reanimados por ciência – como radiação, por exemplo – e não por efeitos mágicos. Por não estarem vivos são imunes a poderes mentais, salvo liches e demiliches. No caso destas duas últimas criaturas a resistência mental ainda é aplicada, contudo.


E é isso, pessoal! Usando essas pequenas dicas vocês expandem suas opções de alienígenas para enfrentar em suas campanhas de Space Dragon. E por que não fazer o oposto e colocar alguns aliens bem estranhos (que tal os cristaloides?) para enfrentar aventureiros no Old Dragon? 😉