SMRB: o Resultado Final!

Olá a todos,

Depois de 9 meses de competições e quase 300 contribuições enviadas e avaliadas por toda a comunidade, chegamos ao ápice do concurso da Redbox que escolherá um cenário a ser desenvolvido para o Old Dragon.

Nestes últimos 40 dias, nos debruçamos sobre as contribuições anteriores, as criações e adaptações em regras. Lemos, analisamos e na última quinta-feira decidimos pelo vencedor.

E unanimamente escolhemos:

Tordesilhas logo prov

Isso mesmo senhores, o mais novo cenário para o Old Dragon, e um dos nossos produtos para lançamento no biênio 2013/2014 é o Thordezilhas, Sabres & Caravelas, cenário criado por Luiz Cláudio Gonçalves e que tem como focos principais a fantasia de Capa & Espada um gênero bem interessante e praticamente inexplorado no RPG nacional.

Veja abaixo parte do formulário final enviado pelos autores finalistas do concurso, que serve perfeitamente para apresentar o que podemos esperar do cenário:

Um Nicho pouco Desbravado  

Ao escolher a literatura de Capa & Espada com seus mosqueteiros e piratas, levamos em consideração a carência de cenários baseados neste célebre gênero. As livrarias estão abarrotadas de RPGs medievais, mas não existe até o momento nenhum cenário traduzido ou nacional baseado neste popular período histórico tão cultuado em obras como “Zorro”, “Os Três Mosqueteiros”, “O Conde de Monte Cristo” e “Piratas do Caribe”, entre tantos outros… Tamanha quantidade de referencias literária, histórica, iconográfica e mesmo cinematográfica, praticamente inutilizada pelos RPGs medievais,   permitem ao jogador adquirir informações e inspirações para facilitar sua imersão em Thordezilhas.

Além disso, o recorde histórico de Thordezilhas , centrado na época das  Grandes Navegações, permite amalgamar  características clássicas da fantasia medieval, como magias, seres místicos, cultos, explorações de ruínas, monstros e aristocracia, com aspectos modernos, como armas de fogo, busca por tesouros,  exploração naval e inventos extravagantes; mesclando o novo e o antigo sem parecer forçado ou inconsistente. 

O Titulo

Na verdade a idéia sempre foi gerar o máximo de informação possível com o mínimo de descrição. O próprio titulo, “Thordezilhas, Sabres & Caravelas” , remete imediatamente ao período das grandes navegações e ao gênero Capa & Espada. O neologismo aplicado através do “TH” e do “Z”, além de graficamente interessante, permite criar um marca forte, facilmente localizada em sites de busca e que adverte o leitor de que este não é o tedioso tratado de Tordesilhas que aprendeu na escola!

Um livro para atrair diversos gêneros 

Thordezilhas, apesar de salientar o clima heróico típico do gênero Capa & Espada, é um cenário bastante dinâmico suportando campanhas baseada em outros estilos, como intrigas palacianas, romance, espionagem, conspirações e mesmo terror gótico, atraindo tanto os fãs da simples e celebre exploração de masmorras, no melhor estilo Old School, até jogadores apaixonados pela complexidade de obras como “Game of Thrones” e “Castelo de Otranto”.

Um cenário gostoso de ler

Ao escrever Thordezilhas logramos flertar com a literatura descrevendo o cenário através da visão de inúmeros personagens, esta estratégia teve duplo objetivo: em princípio desejávamos tornar a leitura o mais atraente e divertida possível atraindo tanto jogadores de RPG quanto leitores comuns. Em segundo lugar, desejávamos descrever o cenário sem criar qualquer tipo de dogma, permitindo ao mestre alterar qualquer cânone do cenário simplesmente afirmando que o relato é um engodo. Assim se o Mestre quiser criar uma campanha onde a Santa Igreja foi combater os vampiros aracnitas de Nova Camelot basta concluir que o relato da personagem Ailton na fase IV era uma inverdade.

Um mundo em expansão

Como o mundo de Thordezilhas é imenso e abundante em territórios ávidos por serem explorados, podemos conceber inúmeros suplementos futuros que expandiriam o cenário, como por exemplo, um livro sobre CHAMBARA, abordando a origem das especiarias, a influencia alexandrina na política oriental, os samurais e os Youkais residentes neste intrigante continente. Seria possível desenvolver VERA CRUZ, um suplemento de fantasia brazuca que transforma os mitos brasileiros em algo realmente interessante com seus Kanaímas, Curupiras e intrigas internacionais. Além de SALGARIAN, o continente negro e a parte Castelhana do Novo Mundo! Afinal, em um RPG onde a exploração naval é o tema principal, mesmo uma simples ilha pode render ótimos suplementos.

Além disso, poderíamos aproveitar o carisma de personagens como Décio, Evangeline e Absinto para desenvolver livros-jogos baseados em suas aventuras, ampliando ainda mais o interesse pelo cenário.

Concluindo

Oferecemos então,  Thordezilhas, um cenário de exploração,magia, heroísmo, mistérios, intriga, pólvora e tesouros, que aborda um nicho pouco explorado no Brasil; pode ser vastamente ampliado através de suplementos e, acima de tudo, capaz de atrair tanto os jogadores exauridos de fantasia medieval padrão, quanto aqueles ávidos por ela!

Uma inovação que não rejeitar o clássico!

Não consigo pensar em nada mais Old Dragon do que isso!

Então damos por encerrado nosso concurso, parabenizamos todos os concorrentes pelos seus trabalhos e por comprarem a ideia do concurso. Felicitamos os outros dois finalistas por terem tornado a escolha do Thordezilhas muito difícil. O Nível dos trabalhos, realmente nos impressionou!

A todos a Redbox deseja um ótimo final de ano e que 2013 seja repleto de acertos crítico. Ao Luiz Cláudio, desejamos especialmente um ótimo final de ano de descanso e aguardamos o seu contato em janeiro para tratarmos do contrato e dos demais detalhes administrativos. Aproveite mesmo para descansar que 2013 será um ano de muito TRABALHO pra nós!

Parabéns!