Um vampiro, um exorcista e um súcubo entram em um bar…

Buenas, para dar continuidade ao Projeto Vertigo, venho falar a respeito das camadas de personagem

As camadas de personagem (nome provisório, mas provavelmente definitivo) servem para definir o que o personagem é. Elas representam a base do personagem e é a partir delas que as skill trees evoluem.

Existem quatro tipos de camada: humano, aberração, sobrenatural e demoníaco, sendo que um personagem pode evoluir seu personagem em no máximo três. 

A camada humano é obrigatória e é a mais simples: as skill trees que evoluem a partir dela dizem respeito à profissão do personagem. Se ele é um médico, um burocrata, um militar, etc. A camada aberração indica uma habilidade extraordinária que se limita ao corpo do personagem, e as skill trees que evoluem a partir dela dizem se ele é um vampiro, um lobisomem, um zumbi, um mutante deformado que pinga pus ácido, etc. A camada sobrenatural indica uma situação especial extraordinária que é manipulada pelo personagem, e as skill trees que evoluem a partir dela determinam se ele é um mago, um exorcista, um médium, um psiônico, etc. Por fim, a camada demoníaco diz respeito a uma relação que o personagem tem com o Inferno; se ele foi concebido através da relação (consensual ou não) de um humano com um demônio, se ele foi oferecido em um ritual quando nasceu, etc. Essa camada dá poderes especiais ao personagem, de origem infernal, como conjurar demônios com a força do pensamento para auxiliá-lo em um combate, escurecer uma determinada área, dentre outras opções.

A partir da combinação dessas camadas é que o personagem será construído. Por exemplo, posso usar apenas a camada humano e criar um Fox Mulder, ou até um Rusty Cohle, da recente série True Detective. Mas posso também misturar essa camada com as demais, criando um Lestat, um John Constantine, um súcubo… ou mesmo combinar três camadas, criando um médico vampiro que lança magia, ou um padre alado que controla mortos-vivos. Enfim, as possibilidades são inúmeras e abrangem todo tipo de aventura que se encaixe dentro do contexto, desde a mais sombria e crua à mais pirotécnica e insana.

Neste momento tu deve estar se perguntando: “mas por que eu não posso combinar as quatro camadas, criando um advogado lobisomem que é exorcista e vomita lava?”

A resposta é muito simples, amiguinho: aqui, a zoeira tem limites.